quarta-feira, 22 de abril de 2009

EU E SHAKESPEARE

Minha relação com os cavalos transcende minha memória, desde que me lembro de alguma coisa lá tinha um cavalo. Foram muitas quedas e muitas montarias eu que sempre me dispus a peão de pensamentos.
Recordo-me da velha Roleta, égua boa de tração e de confiança ilibada. O "velha" é por conta da distância de minha lembrança, não pela idade do animal. Estava eu com uns cinco anos de pensamentos, montado no amplo dorso da Roleta. Meu pai puxava o animal pelo cabresto distraído com seu chapéu e dedicado a picar fumo para próximo cigarro de palha. A Roleta pára de repente, atraída por suculenta moita de capim. Animal de exímio apetite que não se furtava em devorar iguarias verdejantes. O tranqüilo animal se debruça sobre a moita de capim e põe-se a devorá-la. Enquanto isso, minhas mãos se descuidam de sua crina para tocar incômodos mosquitos. A velha Roleta, esquecendo-se de sua carga dá uma enorme sacudida desde as orelhas até a calda. Não sei de qual pensamento eu caí. Ao perceber, já estava sob uma enorme barriga branca que parecia um céu de nuvem única. Minha cabeça, recostada em uma das patas, incomoda o paciente animal que para dar-me licença, afasta o grande corpo em delicado movimento. Este foi o primeiro tombo de um cavalo do qual me recordo. Reclamei da Roleta por ter parado em hora errada, eu esperava mais giro em vez de uma drástica sacudida. E continuaram as Roletas em minha vida, parando tantas vezes sem avisar. Nesses tombos inevitáveis não tomo jeito, pego de Shakespeare emprestado e digo: Meu reino, meu reino por um cavalo. Afinal, nunca houve nem haverá Reis sem cavalos.

3 comentários:

Helô disse...

É um prazer imenso voltar a lê-lo. Tomara a tardança entre os textos tenha sido motivada por longas cavalgadas. Um abraço.

Rosana Tibúrcio disse...

E eis que o príncipe ressurge num cavalo... iurúúúúúú!!!! [tá, foi brega, mas fiquei feliz por demais].
Que tenha vindo com tudo, espero!!

A Helô tinha que vir primeiro que eu: num pode... hehe

René Rizzi disse...

obrigado pelo incentivo, é um grande prazer para mim tbem, roubei um tempinho porque ganhado tá tendo jeito não. sempre que baixar o ladrão cá estarei. abçs.